ACADEMIA

FUNDAÇÃO

No dia 21 de novembro de 2019, uma quinta-feira, um grupo de escritores, intelectuais, professores, artistas e interessados na preservação da história e cultura princesense, reunidos na edificação conhecida como “Palacete dos Pereiras”, constituíram uma reunião preliminar objetivando a criação e instalação de uma Academia de Letras e Artes em Princesa Isabel.

         Em tempos de globalização, a preservação da história e cultura tem encontrado grandes dificuldades e pouco incentivo por parte dos poderes públicos e/ou privados. Sendo assim, este grupo de princesenses, visando a equilibrar a balança histórica e criar um espaço com a finalidade de promover, defender, divulgar as artes, a cultura e a história de Princesa Isabel, reuniu-se para estudar e debater a possibilidade de fundar uma Academia de Artes e Letras e viabilizar os seus possíveis caminhos. Após reconhecerem a importância de tal instituição para a região e sua urgente necessidade no âmbito artístico e cultural, foi, então, na data referida acima, fundada a Academia Princesense de Letras e Artes.

A iniciativa, capitaneada pelo historiador princesense Emmanuel Arruda, não nasceu sozinha. Contou com o apoio da Academia Paraibana de Letras – APL, do Instituto Federal de Educação (IFPB - campus de Princesa Isabel) e com a orientação prática e apoio da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL, na pessoa do professor Francelino Soares, Secretário-Geral desta última, que, a convite, forneceu orientações e esclarecimentos nesses passos iniciais.

Princesa Isabel é conhecida por sua participação nos movimentos que antecederam a Revolução de 30. Talvez tenha sido esse o momento mais importante de sua história, mas a cidade, culturalmente, já estava no topo do desenvolvimento urbano e intelectual possível naquele início de século.

Grandes nomes das mais diferentes áreas das letras e artes passaram por esta imponente cidade do sertão paraibano. Pintores, poetas, músicos e escritores circularam pelas ruas da cidade e lá deixaram suas marcas indeléveis e ajudaram a construir a sua identidade.

Foi visando à preservação dessa memória e, ao mesmo tempo, buscando a criação de um espaço que congregue os novos nomes da cultura e da arte princesense que se fez necessária a instalação de uma academia.

A Apla é um espaço apolítico, obviamente sem bandeiras partidárias, mas que objetive contribuir com o desenvolvimento da cultura e das artes desse município tão importante da Paraíba.

Uma academia funcionará como uma ferramenta de apoio e orientação às questões públicas municipais, às escolas e às demais instituições que se interessem pelo desenvolvimento e pela preservação cultural de Princesa Isabel e região.

Enfim, foi fundamental a participação de todos nesses passos iniciais para que prevalecesse o sentimento de pertencimento, favorecendo assim a sua legitimidade.

A APLA é um monumento de libertação, tendo, porém, o profundo desejo de se inserir, de se pertencer, ao contexto cultural da Paraíba


Legenda de uma conquista recente
Legenda de uma conquista recente