O Projeto busca promover o enfrentamento à violência doméstica em Princesa Isabel, oferecendo suporte às vítimas, conscientizando a comunidade e fortalecendo políticas públicas, com vistas à redução da violência de gênero e à melhoria da qualidade de vida das mulheres. Surgiu a partir de um trabalho de rede de apoio às mulheres e se consolidou nos objetivos da Academia Princesense, que já trabalha com esse segmento. A ideia é promover oficinas de economia criativa, artesanato, rodas de conversas e ciclos de apoio emocional, jurídico e econômico, tendo como primazia que toda mudança gere conscientização e, dentro da nossa região, esse fator se torne determinante.
O instagram "Ciranda das Auroras" foi criado em março de 2025, com o objetivo de alcançar mais mulheres e compartilhar todas as ações. Em colaboração com a @academiaprincesense esta meta está sendo cumprida e mais mulheres estão chegando e fortalecendo o projeto.
O primeiro encontro da Ciranda das Auroras ocorreu dia 16 de março de 2025 durante a semana "SerTão Mulher em Movimento". A oficina com o tema "Mulher em Ação" reuniu mais de 17 mulheres que compartilharam suas histórias e foram acolhidas. Assim, a Ciranda das Auroras começou a ganhar forma e construir a história.
Nossos encontros
No dia 12 de julho, o Projeto Ciranda das Auroras promoveu uma oficina de geração de renda no Ateliê de Lúcia Oliveira, com o objetivo de reunir o fortalecimento feminino e autonimia financeira, entre linhas, agulhas e muita história compartilhada.
No dia 20 de junho, o projeto da Ciranda das Auroras Promoveu um Cinema para o Público em Geral com o objetivo de debater sobre temas relevantes e essenciais na sociedade.
No dia 12 de Abril ,a psicóloga Nádia Cordeiro, apoiadora do Projeto, conduziu o segundo encontro da Ciranda das Auroras, falando sobre a dependência emocional e os tipos de violência doméstica.
No dia 27 de abril , a nutricionista Raquel Maia, conduziu a oficina "Cozinha Afetiva", com o objetivo de fortalecer mulheres vítimas de viol~encia domèstica, oferecendo acolhimento, troca de saberes e uma forma de gerar renda por meio da culinária.
No dia 18 de maio, comemorando o mês das mães, o Projeto Ciranda das Auroras, promoveu um chá da tarde com o tema : Chá Maternidade Real: Entre Amor e Luta, para debater e compartilhar os deseafios da maternidade.
Nossos Parceiros
Parceria com a juíza da Comarca de Princesa Isabel : Dra Maria Eduarda Borges Araújo.
Parceria com o CREAS Regional de Tavares
Parceria com a Secretaria da Mulher de Princesa Isabel
Parceria com o CREAS de Princesa Isabel
Somos Mulheres que protegem mulheres e juntas vamos te acolher, vem fazer parte do nosso Projeto 💜
Este Projeto pertence a Academia Princesense de Letras e Artes - APLA.
Sede: Palacete dos Pereiras,Princesa Isabel.
Idealizadoras: Ravyla Medeiros e Rosilene Leonardo.
Responsável pela comunicação: Iara Antas.
Contatos: @cirandadasauroras / @academiaprincesense
Email: cirandadasauroras@gmail.com