O Futuro Visita o Passado

O projeto “O Futuro visita o Passado” visa contribuir com o processo de alfabetização cultural das escolas estaduais e municipais da região polarizada pela cidade de Princesa Isabel, através de um processo de resgate histórico, dentro dos seus aspectos geográficos, arquitetônicos do Centro Histórico da cidade, tendo em vista as diferentes áreas dos acadêmicos da Apla. Estas atividades envolvem a complexa relação entre a multidisciplinaridade, cultural, espaço memória e a educação patrimonial. Além do mais, contribui com a conscientização e preservação da cidade de Princesa Isabel, em especial aos lugares considerados como Patrimônio Histórico e Social da nossa cidade.

O campo da educação patrimonial é algo recente, onde a questão do Patrimônio Histórico e Cultural vem sendo foco de diversos estudos bastantes relevantes, em que sua inserção nas escolas vem a ser enfatizadas como um objeto de extrema importância para construção de uma cultura histórica escolar.

Este projeto vem a ser pautado numa concepção de que a educação patrimonial constitui-se como um elemento marcante de alfabetização cultural, tendo em vista todo o conhecimento que será explorado nas diferentes áreas já apresentadas. Uma troca de conhecimento que culminará numa experiência bastante relevante de ensino e aprendizagem tanto por parte dos alunos das escolas, como da academia.